theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Obras Imprescindíveis

Completa-se hoje um ano que o viaduto do Eixão Sul desabou. Desastre anunciado, pois há um relatório dando conta dos riscos estruturais deste viaduto e de outras estruturas de concreto, como a Ponte da Bragueto, no final da Asa Norte e tantas outras. Relatório negligenciado, o que levou ao desabamento, felizmente sem vítimas.

O término das obras de recuperação daquele viaduto chegou a ser noticiado para o final de 2018. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada em 17 de setembro do ano passado. O prazo de execução das obras foi estabelecido em cinco meses. Ainda que as obras não terminem neste prazo é de se esperar que logo estejam concluídas.

A queda do viaduto criou transtorno para todos para todos que trabalham na parte central da cidade. Os desvios impedem ainda o acesso ao Setor Comercial Sul por aqueles que vêm, pelo Eixão e eixos auxiliares, no sentido norte.

Impede ainda aqueles que vêm do norte para o centro chegar ao Setor Bancário Sul. Impede a todos de retornarem sob o Eixão na altura do SCS/SBS. Foi um ano de transtorno e insegurança quanto à recuperação da via tão importante para a cidade.

Assim como foi negligenciada a manutenção de pontes e viadutos, cabe ressaltar o estado deplorável da Rodoviária do Plano Piloto, um dos poucos projetos de Lucio Costa em Brasília. O Teatro Nacional está fechado há mais de 4 anos, privando a cidade de apresentações que demandam condições especiais. Hora de recuperar a cidade.

Crônica anterior
Grafite: Experiência com Moradores
próxima crônica
Planejamento e Justiça Social
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1