theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Volta às Aulas e Pandemia

Aproximadamente 1 milhão de crianças e jovens em idade escolar aguardam pelas condições de segurança à saúde para voltar às aulas. Não só os alunos, como também milhares de professores e outros profissionais vinculados a pré-escola, à educação fundamental, ao ensino médio e ao superior, aguardam o momento de retorno às aulas.

A preocupação em não prejudicar o ano letivo assoma a todos. Afinal as aulas estão suspensas desde o mês de março, como medida preventiva para enfrentar a pandemia de Covid-19. Em princípio entendia-se que em poucos dias seria possível retornar.

Aquelas medidas preventivas adotadas em relação às escolas assim como as demais provavelmente explique o fato de que o Distrito Federal, entre as unidades da federação seja uma daquelas com os menores índices de contaminação e de óbitos per capta, mesmo considerando que Brasília tem uma população com alto índice de viagens internacionais.

A preocupação em recuperar o ano letivo, ainda que relevante, não pode se sobrepor aos cuidados com a segurança à saúde. Os índices de letalidade do corona vírus mostraram sua força em países com excelentes estruturas de atenção à saúde.

Dificilmente seria possível espremer o conteúdo escolar mínimo nos meses restantes deste ano. Tampouco haveria espaço nas salas de aula para distribuir os alunos com uma distância segura entre as carteiras. Mesmo considerando que os jovens e crianças são mais resistentes ao vírus, sendo contaminados, eles adoeceriam seus pais, avós e outros.

Crônica anterior
Pandemia: Confinamento ou Flexibilização?
próxima crônica
Pandemia e Justiça Social
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1