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Redução da Via S3 Junto às Quadras 7 e 8 do SCS

Quem segue pela faixa da direita na Via S3, paralela ao Setor Comercial Sul, em direção ao Parque da Cidade, depara-se com uma barreira ao chegar à Avenida W3. Isso o obriga a forçar sua entrada na faixa à esquerda, para poder seguir ou fica obrigado a virar à direita na Avenida W3 deixando de buscar o seu destino.

Isso acontece porque o governo, instado por sabe-se lá quem, reduziu a via S3, no trecho paralelo ao Conjunto Nacional e Venâncio 2000, de três faixas de rolamento para duas faixas apenas. A terceira faixa foi tomada por calçadas.

A princípio poder-se-ia crer que tal obra tinha o propósito de atender pedestres que estariam tendo dificuldade de se mover ali, ou tais pedestres ressentiam-se de baixa segurança em relação ao tráfego local. Entretanto não é o que se vê. Aquelas calçadas apostas onde havia outra faixa de rolamento estão constantemente pouco ocupadas.

A redução daquela terceira faixa provoca congestionamento na Via S3 até a Quadra 2 do SCS. Quem ali trafega pode esperar por até 3 tempos de abertura do semáforo localizado no cruzamento das vias S3 e W3, ou seja 15 minutos aproximados.

Em princípio pareceu-me que a redução da S3 atendia o disposto no Decreto nº 38.047/2017 que trata das normas viárias entre outras. Mas, avaliando o que foi executado verifica-se que o resultado foi o oposto ao esperado por aquela norma. É de se esperar que o GDF reveja aquela obra em prol de bom funcionamento do trânsito.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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