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Trem Para Luziânia Não Prosperou

Estava em Valparaiso nesta segunda-feira no final da tarde. A volta se deu depois das 18 horas. A esperança era que, como estava no contrafluxo, vez que neste horário aqueles que trabalham em Brasília e moram na região voltavam para casa, meu caminho estaria com trânsito livre. Ledo engano, estava tão congestionado quanto na direção contrária.

Estudos de 2013 davam conta de que 500 mil pessoas moravam naquela região. Elas trabalham, estudam, buscam serviços de saúde e lazer em Brasília. Nos horários de pico, a vinda para o trabalho e a volta para casa, o tempo de viagem era de mais de 4 horas.

O desgaste do deslocamento diário levou a Agência Nacional de Transportes Terrestres, provocada pelos governos de Goiás e do Distrito Federal a promover estudos de viabilidade de utilização da linha de trens existente para o transporte daquelas pessoas.

De fato, em 19/12/2013 a Superintendência do Desenvolvimento da Centro-Oeste – SUDECO, assinou o contrato para realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação dessa modalidade de transporte. Os governos de Goiás e do Distrito Federal chegaram a comemorar o benefício para as populações.

A ANTT publicou em 17/09/2015 um novo Edital de Chamamento Público com o objetivo de selecionar propostas para realizar os estudos de viabilidade de exploração do serviço de transporte ferroviário de passageiros no corredor de Luziânia a Brasília, Ferrovia Roncador. Infelizmente nada disso prosperou e a população sofre a cada dia.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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