theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Conferência do Clima e Transporte Urbano

Em novembro próximo será realizada em Glasgow, Inglaterra, a COP26 Conferência sobre o Clima, por iniciativa da ONU. O evento contará com a participação de 197 países, entre eles, o Brasil. O evento tem como objetivos:

• Reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa;
• Ampliar a produção de energia renovável;
• Destinar bilhões de dólares para ajudar países pobres a lidar com o impacto da mudança climática.

O Brasil, por certo, será objeto de avaliação e recomendações. Temos ainda reservas importantes de água, espécies animais e vegetais, o que coloca o país em evidência, sempre que ocorre discussões sobre o clima.

Os esforços para reduzir a emissão de gases implicam na mudança dos sistemas de transporte urbano. O enfoque deve se voltar para o transporte coletivo, de massa, em detrimento do transporte individual. Neste sentido o metrô, movido a energia elétrica, é a modalidade que permite levar o maior número de pessoas, com baixas emissões de gases

O Distrito Federal e a Ride priorizam até hoje o transporte individual, o automóvel. O percentual de passageiros que se utilizam de coletivos é significativamente menor que aqueles da maioria das grandes cidades. O esforço em reduzir a emissão de poluentes implicará em mudar radicalmente o transporte coletivo, ligando todas as áreas urbanas com veículos sobre trilhos movidos a energia elétrica.

Crônica anterior
Chuvas Esperadas Surpreendem Alguns
próxima crônica
Trem Para Luziânia Não Prosperou
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

8 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1