theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Chuvas Esperadas Surpreendem Alguns

A grande maioria das previsões davam como certo o início do período continuado das chuvas em 11 de outubro. Para alegria de muitos as chuvas surpreenderam a população do Distrito Federal no domingo, 10 de outubro. Logo no início da tarde, em alguns lugares já havia concentração de nuvens pesadas. Em pouco tempo as chuvas começaram.

Não foram precipitações uniformes. Em alguns lugares choveu durante toda a tarde, sem trovões, sem ventanias, somente a chuva fina e continuada. Em outros locais árvores foram derrubadas, grandes volumes de águas provocaram alagamentos, carrearam e concentraram lama nas depressões da vias.

As precipitações, nas proximidades da Estação Meteorológica, chegaram a mais que 36mm. Em outros locais as precipitações foram menores. Entretanto, a partir de seu início a umidade relativa do ar subiu significativamente para índices próximos a 80% levando embora o clima de deserto que imperava desde o final de junho.

Foram noticiados alagamentos de vias em diversos locais da cidade. As vias L2 Norte e Sul tiveram os viadutos tomados pela enxurrada. Até mesmo a Estação Central do Metrô ficou alagada até que os servidores desentupissem os bueiros.

Cabe lembrar que esta situação se repete a cada ano. Ainda que seja de conhecimento geral que a partir do final de setembro as chuvas em volumes representativos e que os bueiros e galerias de águas pluviais tendem a estar entupidos, os serviços de limpeza só se iniciam após a ocorrência de vários alagamentos.

Crônica anterior
Explosão, o Retorno e o Apagão
próxima crônica
Conferência do Clima e Transporte Urbano
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1