theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Clima Seco em Todo o Brasil

Nesta segunda o rádio do carro alertava para o clima seco prevalente em todo o Brasil. O fenômeno seria fruto de intensificação de um sistema de alta pressão que recaiu sobre o interior, em especial sobre a Região Centro-Oeste. O alerta citava cuidados com a saúde, recomendando evitar exercícios físicos, a manter-se hidratado e passar creme na pele.

A queda de umidade na região de Brasília e proximidades é recorrente. Para esta segunda a previsão era de 15% de umidade relativa do ar, mas segundo o jornal Folha de São Paulo em 16/09/1994 e conforme registro do Correio Braziliense em 04/09/2019 a umidade relativa do ar no DF chegou a 8%, provavelmente as taxas mais baixas ocorridas.

A queda mais acentuada se dá em setembro, no final do inverno local. Geralmente as últimas chuvas ocorrem em junho, poucas e de baixa intensidade. As chuvas de setembro ocorrem depois do dia 15. Os antigos moradores as designavam “chuvas da flor do caju”.

A título de curiosidade vale lembrar que a umidade relativa do ar no Deserto do Saara varia entre 14% e 20%. No Deserto do Atacama, no verão, a umidade relativa do ar era próxima a 20%. No inverno é 0%. Felizmente temos aqui chuvas fortes no resto do ano.

A baixa umidade do Centro-Oeste, especialmente em Brasília exige cuidados, além daqueles citados acima. Segundo uma especialista, pessoas são acometidas por aumento das partes moles do rinofaringe o que provoca o entupimento das vias aéreas, tosse e dificuldade de respirar pelo nariz.

Crônica anterior
Pinheiral do Parque da Cidade Julia Kubitschek
próxima crônica
Teatro Nacional Tem Reforma Anunciada
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1