theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

A Seca Está Chegando

O céu tem se apresentado com nuvens escuras, baixas, causando um sombreamento amplo que poderia levar a crer que a qualquer momento irá chover. É só uma impressão, pois as séries históricas nos mostram que neste período do ano, a menos de 10 dias do início do inverno, as chances de chover são praticamente nulas. Geralmente chove em setembro.

A umidade relativa do ar tende a cair a níveis comparados com os de regiões desérticas, podendo chegar próximo de 10%. Em geral os índices mais baixos ocorrem no meio da tarde. Pela manhã, assim como à noite podemos ter níveis em torno de 30%.

Interessante notar que este é o período dos dias curtos. O sol nasce às 06,39h e se põe pouco depois de 17,46h em 8 de julho o que equivale a um dia de 11,05 horas. O dia mais logo ocorre no final do outono e início do verão quando o sol nasce às 05,30h em 23 de novembro, e se põe às 18,50h em 20 de janeiro. O dia dura então quase 13,20 horas.

Uma característica que causava espanto nos tempos da construção de Brasília, nos anos 50, era a ação dos ventos que geravam redemoinhos, em geral carregados de poeira vermelha. Isto ocorria nos meses entre junho e outubro quando a velocidade dos ventos chegava a mais de 20 km/h. Os redemoinhos eram chamados de “lacerdinha”.

Embora estejamos entrando no inverno, as temperaturas médias durante o dia variam entre 10º e 15º graus as mais baixas e entre 24º e 28º graus as mais altas. Esta é considerada a estação fresca que tem inicio em 29 de maio e se estende até 27 de julho.

Crônica anterior
Ministro Atinge Brasília Equivocadamente
próxima crônica
Importunação Noturna
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

9 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1