theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Umidade Relativa do Ar em Estado de Emergência

Previsões meteorológicas, visitadas há duas semanas, levavam a crer que choveria pouco, nesta semana, a partir do dia 11/09, mas o suficiente para elevar o índice da umidade relativa do ar, que estaria então a indicar 14%. Não foi o que aconteceu. Não choveu e a previsão atual é de que a umidade relativa do ar chegará a 10 por cento em 15/09.

Quando tratamos de umidade relativa do ar nossa referência é o clima dos desertos, onde o índice de precipitação pluviométrica é sempre baixo, tendente a zero. Verificando a umidade relativa do ar no Deserto do Saara constata-se que ali os índices de umidade relativa do ar comumente oscilam entre 14 e 20 por cento.

O deserto mais próximo do Brasil fica no Chile, na Cordilheira dos Andes. Nele os índices estão entre os mais baixos em todo o mundo e oscilam entre 10 e 11 por cento, índice que alcançaremos no dia 15 de setembro. Dia de ficar à sombra, sem atividade física.

O Deserto do Atacama fica no Norte do Chile, nas proximidades da divisa com o Peru. Por estar a uma altitude de 2.600 metros, ao longo da Cordilheira dos Andes o deserto não recebe a umidade dos ventos da Amazônia. Simplesmente não chove.

São Pedro do Atacama é uma pequena cidade muito visitada. Ela tem inúmeras pousadas, confortáveis. Restaurantes lado a lado para atender os turistas que para lá acorrem atraídos pelo observatório ALMA. O observatório fica a uma altitude próxima de 5.000 m. Ele pesquisa objeto frios no espaço. Ali há menor interferência da atmosfera nas observações. São Pedro do Atacama se abastece com a água do degelo da cordilheira.

Crônica anterior
Déficit Habitacional e Novo Governo
próxima crônica
Crônicas de uma Brasília que vi crescer
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

7 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1