theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Manutenção da Cidade

Transitar pela cidade, com olhos de administrador, permite visualizar a falta de meios-fios ao longo das vias, um bueiro sem tampa em certo trecho, um local que empoça água em outro, uma árvore que compete com a rede elétrica, uma palmeira que morreu e permanece no local, uma ruptura da vedação que permite a passagem de enxurrada etc.

Permite também verificar que determinado local fica alagado a cada temporada de chuvas sem que o problema seja enfrentado, que certa ausência de meio-fio permite a formação de enxurrada em um declive e que cause erosão.

A caminhada pela cidade denuncia a ocupação irregular por um quiosque, por uma cerca na lateral de uma edificação, o avanço da calçada nas cercanias de uma loja, ou mesmo o avanço da própria loja em prejuízo da calçada e dos pedestres.

Uma caminhada mais apurada permitiria verificar a integridade de um viaduto ou de uma ponte, ainda que tal verificação não fosse profunda, mas serviria de alerta a quem coubesse uma vistoria técnica. Olhar as calçadas com olhos de quem usa cadeira de rodas permite identificar obstáculos que transtornam as caminhadas em aventuras.

Moradores antigos são capazes de indicar onde há alagamentos que se repetem por anos e anos sem solução, e outras situações que, com intervenções de pouca monta, evitariam o desconforto daquela vizinhança. Por tudo isso, pode-se dizer que nossa cidade não conta com um serviço de acompanhamento e manutenção e não é por falta de pessoal.

Crônica anterior
Redução da Via S3 Junto às Quadras 7 e 8 do SCS
próxima crônica
Governo Novo Expectativas Renovadas
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1