theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Bem-Te-Vi Antecipa as Chuvas

O bem-te-vi é tido, pela cultura popular, como um anunciador de ocorrências. O cantar de um bem-te-vi nas imediações de moradia de uma jovem senhora pode significar o anúncio de que ela ficará grávida. Assim como a intensificação do canto do bem-te-vi no período da seca é entendido como o anúncio de chuvas iminentes.

O bem-te-vi está presente na América do Sul, Central e do Norte. Na América Central ele está no México e, na América do Norte, no Sul do Texas. Em 1957 ele foi introduzido nas Bermudas, levado da Ilha de Trinidad. No Brasil, sua ocorrência é maior no Centro-Sul, nas áreas litorâneas e nas regiões de cerrado e caatinga. Na Amazônia e Centro-Oeste sua densidade é menor.

Ele tem um canto forte. Não se trata de uma ave grande, mede em média 21 centímetros. Diferente de outros pássaros não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas têm a mesma aparência. Eles têm o dorso pardo, barriga amarela, sobrancelha branca, topete amarelo no alto da cabeça, mancha branca abaixo do bico e rabo preto.

Come de tudo. Pode devorar centenas de insetos a cada dia. Come frutas, várias, minhocas, pequenas cobras, lagartos, peixes pequenos, flores e até pequenos roedores. Costuma comer parasitas, carrapatos de bovinos e equinos.

Havia uma previsão da meteorologia de que as chuvas viriam apenas após o dia 25 de setembro. Coincidentemente, no final da terceira semana de setembro os bem-te-vis cantavam insistentemente até que sobreveio a chuva. Na segunda, dia 19, não pude ouvir nem um pio de bem-te-vi.

Crônica anterior
Crônicas de uma Brasília que vi crescer
próxima crônica
Mulheres Entregadoras
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1