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A Ponte Costa e Silva está esgotada

A ponte Presidente Médici, ou Ponte das Garças, inaugurada em 14 de Janeiro de 1974, foi construída às pressas. Desde sua construção a obra sofreu muitas críticas. A altura seria insuficiente para passar barcos de porte um pouco maior. Seu projeto é o menos interessante das três pontes do Lago. Dizia-se à época de sua construção que ela teria sido feita por picuinha contra o projeto da ponte Costa e Silva, de concepção de Oscar Niemeyer, cujas obras estavam há muito interrompidas.

A Ponte Costa e Silva teve suas obras iniciadas nos anos 60 durante o governo de Wadjô Gomide. As obras ficaram paradas por vários anos. Em 6 de Fevereiro de 1976 a ponte foi inaugurada. Inicialmente ela seria toda em concreto. Seu projeto em arco previa que as cargas do vão central seriam rebatidas nos apoios vencendo o vão assim como as pontes construídas pelos romanos com seus arcos feitos em pedra.

Com a interrupção das obras, as ferragens ficaram sujeitas a intempéries por um longo tempo. Isso foi alegado posteriormente para mudar o partido estrutural. A ponte passou a contar com uma parte central feita em aço simplesmente apoiada nas extremidades das projeções dos pilares, estes apoiados no lago e ancorados nas margens, um modelo conhecido como vigas gerber. O desenho original foi mantido: três arcos apoiados em dois pontos nas águas do lago dando-lhe uma leveza ímpar.

A largura da ponte sempre foi criticada. Mesmo quando o fluxo era bem menor a ponte já apresentava insuficiência no escoamento do tráfego. Fez-se então a terceira faixa de modo a permitir, com a inversão do fluxo nos horários de pico melhorar a circulação dos veículos. A ponte está esgotada, especialmente depois das ocupações no Jardim Botânico, transformou-se em um ponto de estrangulamento. Afluem para ela, nas duas extremidades, pistas com três faixas de rolamento que se afunilam em duas faixas. Neste momento o correto seria fazer uma ponte paralela, mantendo o mesmo desenho, com outras três faixas de rolamento, permitindo que o tráfego flua livremente.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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