theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Teatro Nacional Claudio Santoro

A construção do Teatro Nacional, com projeto de Oscar Niemeyer, foi iniciada em julho de 1960. Em 21 de abril de 1966, quando foi inaugurado, recebeu o nome de Teatro Nacional de Brasília. Em 1979, com a morte do maestro e compositor Claudio Santoro, fundador de sua orquestra, teve seu nome mudado para Teatro Nacional Claudio Santoro.

Em 2013 o Teatro teve uma extensa programação. Além das apresentações da Orquestra Sinfônica de Brasília o Teatro recebeu o 3º Festival de Ópera de Brasília, apresentações musicais, entre elas a de Luís Gonzaga. Parte das apresentações do programa Cena Contemporânea, reuniu ali, naquele ano, 26 espetáculos de Dança.

Em 2014, em decorrência do desastre ocorrido em Porto Alegre na Boate Kiss, foi proposta uma reforma no teatro, com término ao final de 2014. A reforma foi feita conforme projeto. Entretanto, quando concluído o Corpo de Bombeiros o interditou.

Desde então, por motivos não declarados, o Teatro permaneceu fechado durante dois governos sem que ficassem claros os motivos de sua não reinauguração. A reforma agora proposta inclui proteção de obras, remoção de cabines, poltronas, carpetes e outros.

O fato novo para a conclusão da reforma e a reinauguração do Teatro teria partido do encontro entre o Secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita ao Museu da República. Lula se comprometeu a ajudar na recuperação e autorizou a realização de reunião para tratar do assunto.

Crônica anterior
DF Prejudicado Por Atos de 8 de Janeiro
próxima crônica
Tragédia em São Sebastião é alerta para todo o Brasil
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

9 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1