theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Zona Verde e Mobilidade

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal –SEMOB promoveu consulta pública, com o propósito de aprimorar os estudos de uma Parceria Público Privada objetivando implantar o estacionamento rotativo em áreas públicas. O projeto Zona Verde seria um estímulo ao transporte público e à ocupação dos espaços públicos.

A SEMOB argumenta que o Zona Verde se propõe a estimular o transporte público em atendimento às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana que objetiva, entre outras coisas, a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas.

Tal projeto implicaria em cobrar taxas para o estacionamento em todo o Distrito Federal, em áreas residenciais, de comércio e serviços. Tal contrato com uma empresa privada resultaria em uma receita de R$ 1 bilhão, recurso que seria usado para manter e ampliar as vagas.

O DF já teve estacionamentos pagos. O Decreto 3.710/1977 instituiu o serviço público de parqueamento em áreas de domínio do DF. Vinte anos depois o serviço foi extinto. O propósito de melhorar a acessibilidade ao centro da cidade não fora alcançado.

Não será dificultando e onerando o acesso aos logradouros que as pessoas passarão a usar os transportes públicos. Elas usam veículos particulares porque os transportes públicos são ineficientes. Outrossim, as privatizações, a exemplo da BR 040, Brasília a Belo Horizonte, que nunca teve as pistas duplicadas, apesar da concessionária receber pedágio por dez anos.

Crônica anterior
Estratégia Correta Pode Vencer Pandemia
próxima crônica
Quarentena e Relações Sociais
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1