theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

População em Situação de Rua

Aqueles que viram o filme “À Procura da Felicidade” com certeza se lembram da angústia do personagem, Chris Gardner, vivido por Will Smith, um pai que se vê só com um filho pequeno, sem nenhum dinheiro e é obrigado a dormir, ele e o filho, por mais de uma noite em um banheiro público, após ficar sem esposa e sem moradia.

A população em situação de rua, em sua quase totalidade não vem de situações glamourosas como aquela retratadas pelo filme. Mas todos eles têm uma situação de perda. A sua maioria tinha uma vida regular, um trabalho, uma família e por razões diversas os perderam e se viram sem um teto.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promulgou a Lei 6.128/2018 de iniciativa do Deputado Distrital Ricardo Vale que fora vetada pelo Governador do DF. Esta Lei dispõe sobre a obrigatoriedade de reserva de 2% das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua. Não há dados de sua efetividade.

Aqueles que trabalham com estas pessoas afirmam, ao contrário do senso comum, poucos deles eram usuários de álcool ou outras drogas químicas. A maioria que se embebeda o faz para conseguir dormir ao relento, enfrentar o frio e outros intempéries.

O Distrito Federal conta com 8 abrigos transitórios que dispõem de 450 vagas. O número de pessoas em situação de rua seria de mais de 6 mil. Os especialistas afirmam que dificilmente as pessoas conseguem superar sua situação de exclusão sem apoio.

Crônica anterior
Orquestra Sinfônica no Cine Brasília
próxima crônica
As Chuvas e as Obras Públicas
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1