theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

O Custo da Moradia nas Grandes Cidades

Uma campanha de moradores de um certo bairro de Berlim, a Capital da Alemanha, fez com que a prefeitura daquela cidade adquirisse todo o patrimônio de uma empresa naquele bairro, o total de 670 apartamentos segundo publicado. A causa da mobilização dos moradores estaria associada aos altos preços dos alugueis praticados pela empresa.

A valorização de 80% dos alugueis em Berlim, entre 2008 e 2018, estaria ocorrendo pelo aumento da procura de imóveis, em razão do afluxo de novos moradores. A preferência foi decorrente do baixo custo de vida e das oportunidades de trabalho.

Brasília tem, em relação aos preços praticados no país, alto custo dos alugueis. O crescimento populacional de Brasília é o segundo maior do país, acima de 2% a.a. Apenas Palmas no Tocantins cresce mais. O crescimento populacional do Brasil em 2017, segundo o IBGE, estaria perto de 0,8% a.a. e seria decrescente.

Verifica-se que nos últimos 4 anos poucas moradias foram construídas ou tiveram obras iniciadas no período. O próprio IBGE, através da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar identificou aqui o menor índice de moradia própria, apenas 67% dos moradores são proprietários de suas residências.

É fundamental para o equilíbrio financeiro e mesmo para o conforto das famílias, acesso a moradias com serviços de infraestrutura que novas áreas de habitação sejam abertas, de preferência, mantendo a oferta na proporção de cada classe de renda.

Crônica anterior
Seca, Aves sedentas e Folhas Caídas
próxima crônica
Eleições dos Conselhos Tutelares
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

5 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1