theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Dor, Fiscalização e Normas

O Brasil inteiro, alarmado e penalizado, lamenta e se solidariza com os familiares das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria, Rio Grande do Sul, na boate que se incendiou, quando realizava um show, causando a morte de 232 pessoas. O Prefeito da cidade, em entrevista a um Jornal televisivo declarou que a casa de espetáculos, havia cumprido todas as normas quando foi autorizada a funcionar.

Noticias a respeito do acontecido identificam, entre outros, alguns elementos com forte indicio de serem causa do desfecho. O tratamento acústico foi feito com material inflamável, havia uma única porta de saída e de dimensões inadequadas ao número de pessoas no recinto, uso de material pirotécnico no show, exigência de apresentação de comprovante de pagamento na saída da boate e extintores que não funcionavam.

A segurança e especialmente a prevenção começa por normas que tipifiquem as situações e estabeleçam exigências claras, sem dúvida na sua interpretação de modo a evitar que esta fique a critério da autoridade competente. Nos casos de eventos fechados é indispensável a exigência de projeto e aplicação realizados por profissional com registro em órgão de fiscalização. É muita responsabilidade.

A exigência de engenheiro ou de arquiteto evitaria a aplicação de material inflamável no recinto, assim como asseguraria que as dimensões da(s) porta(s) de emergência seriam adequadas ao fluxo de pessoas em situações de pânico.

Material pirotécnico não deve ser usado em ambiente fechado. Causa muita fumaça e há sempre risco de incêndio. Anda que o interior seja protegido do fogo sempre tem algo inflamável como moveis, utensílios e decoração. Daí ser seu uso inadequado.

A exigência de comprovante de pagamento na saída tumultua e reduz a velocidade do fluxo de pessoas. Outra forma de pagamento eliminaria tal problema. Extintor deve ser verificado antes de cada evento. Brasília tem normas e procedimentos modernos, mas a vista do ocorrido seria prudente revisá-los.Cautela nunca é demais.

Crônica anterior
Saúde, Justiça Social e Governança
próxima crônica
Tempo e Saúde
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1