theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Zona Verde Ganhos e Perdas

Tenho procurado acompanhar as discussões sobre o projeto Zona Verde e, principalmente conhecer seus objetivos explicitados como aumentar a rotatividade nos estacionamentos em áreas públicas, incentivar o uso do transporte coletivo e regularizar a reserva de vagas para gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

Aumentar a rotatividade nos estacionamentos em áreas públicas, por si não parece ser um objetivo de gestão urbana. Aumentar a rotatividade dos estacionamentos somente traria benefícios para os usuários de veículos particulares contraditando a política de incentivo ao transporte público.

O transporte coletivo do DF é deficiente em oferta de vagas, em regularidade, em conforto para os passageiros. O Metrô, transporte de massa, transporta apenas 160.000 passageiros por dia.
Diante disso, em que onerar os estacionamentos faria melhorar o transporte público?

Tampouco vejo relação entre a imposição de ônus aos estacionamentos públicos levaria as pessoas a respeitarem as vagas destinadas a gestantes, idosos e pessoas com deficiência. Possivelmente aquelas pessoas buscariam com mais afinco burlar a sinalização e economizar
alguns trocados.

As pessoas usam veículo individual por não ter alternativa. Saem de suas casas pela manhã e voltam à noite. Não haverá rotatividade. Publicações disponíveis não esclarecem sobre a
destinação dos recursos arrecadados. Estima-se que seria tirado da população mais de R$ 2 bilhões sem que se vislumbre qualquer melhoria ao transporte ou ao uso das áreas públicas.

Crônica anterior
Quarentena e Relações Sociais
próxima crônica
Zona Verde Vista da Periferia
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1