theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Variados Ipês Amarelos

É comum, nesta época do ano, encontrar ipês despidos de toda as sua folhas. As folhas caem durante a florada no inverno. Qual não foi a minha surpresa de encontrar muitos ipês amarelos providos de todas as sua folhas e a iniciar a floração ao final de agosto, uma vez que eles já teriam perdido suas folhas no início de julho.

Há um entendimento de que os ipês florescem, no Distrito Federal, na seguinte ordem: ipê-roxo junho a julho; ipê-amarelo julho a agosto; ipê-rosa final de agosto; ipê-branco em setembro. A página da Central Florestal confirma em parte esta percepção, com a ressalva de que o ipê-amarelo ainda aparece em setembro.

Revendo a obra do Agrônomo Harri Lorenzi: Árvores Brasileiras, Manual de Identificação e Cultivo das Plantas Arbóreas Nativas do Brasil, no 1º Volume, identifica-se a existência de 7 variedades de ipês amarelos, os quais ocorrem em todo o Brasil.

Os ipês-amarelos tomam nomes diferentes por sua ocorrência de origem. O Ipê-da-Serra flora de junho a setembro. O Caroba-do-Campo ou Ipê-Amarelo-do-Cerrado e Ipê-do-Morro floram em agosto e setembro. O Cascudo, o Piúva e o Ipê-Tabaco floram de junho a setembro, o Ipê-do-Brejo de agosto a outubro.

O Distrito Federal os tem, foram trazidos de muitos recantos e aqui plantados. Alguns se adaptam melhor ao clima local, mas é possível identificar as variedades. Com a chegada de setembro teremos também a floração do Ipê Branco.

Crônica anterior
Árvores, Arbustos e Umidade do Ar
próxima crônica
Chuvas Inesperadas
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1