theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Ipês Antecipam Primavera

O mês de junho estava começando e o Ipê Roxo já soltava suas primeiras flores. O mês avançava e as flores aumentavam, até que dia 21, data do início oficial, astronômico, do inverno, as copas dos ipês explodiram de cor. Roxo por sua espécie, (Tabebuia Impetiginosa), suas cores no planalto variam do rosa claro ao roxo.

Antes que o inverno acabe, esse inverno de dias quentes e noites frias, de baixas ou muito baixas umidades, típico do planalto central, ainda veremos as flores do ipê amarelo, (Tabebuia Chrysotricha), no início de agosto, do ipê branco, (Tabebuia Roseoalba),no início de setembro e o ipê rosa, (Tabebuia Pentaphylla), já na primavera.

Outras árvores comuns no planalto, como a quaresmeira, (Tibouchina Granulosa), que floresce no outono e na primavera, a sibipiruna (Caesalpinia Peltoforoides), que floresce no verão, dão à cidade um colorido, fruto do trabalho dos que as plantaram.

Nos últimos tempos pode-se notar que as árvores que caíram pelos mais diversos motivos: ataque de fungos e outros, ação dos ventos ou remoção determinada por obras; deixaram de ser repostas, causando uma redução significativa da massa verde.

Outro aspecto que chama a atenção nos tempos recentes é a poda indiscriminada das árvores, numa ação continuada, sem levar em conta as características morfológicas de cada uma delas, a época correta de poda de cada espécie ou mesmo a localização das árvores. Todas têm cortados os galhos baixos dando-lhes forma monopodial.

Crônica anterior
Interbairros e Transporte Público
próxima crônica
Museu de Arte de Brasília é só Abandono

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1