theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Moradias Econômicas e Acessibilidade

Os moradores do Setor de Habitações Econômicas Sul-SHCES, mais conhecido como Cruzeiro Novo, foram convidados a participar de uma reunião para identificar fontes de recursos, soluções de arquitetura e vias legais que possibilitem a implantação de elevadores nos prédios construídos em 1967. Esses prédios têm três pavimentos sobre pilotis. Quem mora no último pavimento sobe quatro lances de escadas.

Os elevadores encarecem o custo inicial das unidades residenciais. No caso do SHCES cada apartamento precisa arcar com o custo de R$ 16 mil. Além do valor de implantação a unidade residencial será onerada com a despesa de manutenção.

Os moradores chegaram a especular se não poderiam recorrer ao poder público para que este arcasse com o custo da melhoria. Considerando que as unidades são particulares, os que assim pensavam foram demovidos do propósito. Os custos recaem sobre os donos das unidades.

Tais elevadores passaram a ser uma necessidade. Os primeiros moradores já estão ali há 47 anos. Os mais novos entre aqueles primeiros assentados são, no mínimo, sexagenários. Alguns dos que moram no terceiro pavimento não conseguem descer sozinhos as escadarias, ficando confinados em casa. Dai os elevadores passarem a ser uma necessidade.

As normas que regulam as construções ainda hoje permitem que se edifiquem habitações econômicas, em até quatro pavimentos, sem a colocação de elevadores. Em situações onde há escassez de terrenos a construção de edifícios de quatro pavimentos possibilita fazer um maior número de habitações em um determinado terreno.

Tal opção cria uma dificuldade intransponível para as pessoas com dificuldade de locomoção, sejam os cadeirantes, os idosos ou outros, vitimas de acidentes ou doenças que reduzem a sua mobilidade. Nestas habitações de quatro pavimentos sem elevadores é desejável que elas contemplem arranjos arquitetônicos que permitam a futura instalação de elevadores. As populações irão envelhecer e a renda das famílias irá aumentar. Ai então elas poderão arcar com os custos de tal beneficio.

Crônica anterior
PPCUB e LUOS
próxima crônica
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1