theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Horta no Apartamento

O artigo anterior sobre hortas comunitárias nas superquadras levou algumas pessoas a arguirem sobre a possibilidade daqueles que moram em pequenos espaços terem à mão temperos e até folhosas colhidas na hora e produzidas sem uso de agrotóxicos.

Produzir hortaliças em apartamentos pode ser um passatempo prazeroso e que exige pouco tempo. O maior dispêndio de tempo será na escolha do local, e do partido de sua horta ou jardim. O partido definirá se vertical ou horizontal, no piso ou apoiada. Pode-se colocar os vasos na parede, seja em prateleiras, pendurados em telas ou treliças fixadas em paredes, sobre aparadores etc.

O passo seguinte é escolher o que plantar. Os manuais orientam plantar aquelas de raiz curta pois os vasos tendem a serem rasos. Eis algumas sugeridas: cebolinha, salsa, coentro, alface, pimentão, pimenta, tomate-cereja, morango, couve, rúcula, alecrim, sálvia, orégano, manjericão, calêndula, hortelã, capuchinha, tomilho etc.

Caso haja pouca luz aconselha-se a cultivar as menos exigentes como salsa, cebolinha, capuchinha, tomilho, hortelã etc.Há também aquelas de raízes maiores e que demandam vasos mais profundos como cenoura, rabanete, mandioquinha. A escolha dos vasos dependerá em boa parte do partido. Para vasos pendurados em treliça junto a parede o tipo mais adequado são aqueles em formato de calhas, estreitos compridos e pouco profundos. Em estantes, prateleira ou em aparador, é possível escolher vasos maiores e mais profundos.

Os materiais dos vasos são muito variados: de plástico, de cerâmica, metálicos, madeira etc. Eles podem ser redondos, retangulares, estreitos e alongados. Há a possibilidade de aproveitar os vasos disponíveis e dar-lhes unidade colocando-os em cachepôs, que são recipientes nos quais se colocam vasos de plantas para mudar seu aspecto.

O preparo dos vasos obedece regras simples. Ao fundo são postas pedras, arenitos ou argila expandida, para facilitar a drenagem do excesso de água. Deve-se pôr ali somente a água suficiente para deixar a terra úmida. Sobre as pedras usa-se manta de bidim, no tamanho do fundo, terra e na parte superior húmus de minhoca.

Escolhido o local, que tenha luz solar direta, ainda que por poucas horas, a horta pode se confundir com as demais plantas ornamentais, num jardim interno. A combinação das cores fará isto. Ai é só regar, cuidar das pragas e saborear temperos únicos.

Crônica anterior
Astronomia nas Áreas Urbanas do DF
próxima crônica
Propaganda e Paisagem Urbana
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1