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Volta do VLT Aeroporto W3 Norte e Sul

O Governo do Distrito Federal, por sua Secretaria de Transporte e Mobilidade publicou edital de chamada para Audiência Pública para discutir a concessão patrocinada do Sistema Integrado de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT. O Evento foi programado para a terça-feira, 13 de abril e dadas as circunstâncias foi programado para ocorrer on-line.

Os veículos escolhidos foram: o canal youtube da Secretaria e o WhatsApp, formas pelas quais procurou-se viabilizar a participação do público em geral, visto que neste período de quarentena seria inviável uma audiência presencial sobre assunto de tal relevância.

A questão do VLT não é nova. Durante o governo de José Roberto Arruda a ideia foi amplamente debatida, foram feitas vistas a capitais europeias que usam este tipo de transporte. O trajeto da primeira linha foi definido, corresponde ao agora proposto.

Como agora, a linha do VLT ligaria o Aeroporto ao final da Asa Norte passando pelas vias W3 Sul e Norte. Um carro modelo ficou exposto no SCS, quadra em frente ao Pátio Brasil. O projeto foi abandonado depois de decisão da justiça. O MPDF alegou que o projeto do VLT era irregular pois não contava com relatório arqueológico do eixo da via.

A implantação do VLT é uma iniciativa importante. Entretanto, causa preocupação o propósito de fazê-lo no formato de parceria público privada, modelo que já causou sérios prejuízos ao DF. O caso notório é o Centro Administrativo em Taguatinga, construído por uma PPP, onde foram gastos mais de R$ 800 milhões e que continua sem solução.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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