theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Parcerias Publico Privadas e Interesse Público

Foi noticiado recentemente a constituição de uma parceria público privada para a implantação de espaço de lazer nas áreas contíguas ao Estádio Nacional Mané Garrincha. Tal empreendimento teria o nome de Boulevard Monumental e contaria com casas noturnas, cinemas, restaurantes, academias, quadras esportivas, escritórios e clínicas.

Tal empreendimento, que teria investimentos de R$ 500 milhões programados, seria destinada a atender moradores e turistas em todos os dias da semana, durante o dia e à noite. A previsão é que as obras se iniciem no próximo ano e fiquem prontas até 2022.

A iniciativa causou desconforto aos atletas que treinam no complexo de piscinas e no Ginásio Claudio Coutinho uma vez que todas as atividades e práticas naqueles espaços foram suspensas. O Ginásio e o parque aquático serão demolidos. Não há previsão de outros espaços para que os atletas voltem a treinar.

A área seria repassada por 35 anos para a empresa escolhida para a parceria. O projeto do Boulevard seria escolhido por um grupo vinculado ao Instituto de Arquitetos do Brasil- Seção do Distrito Federal entre cinco propostas apresentadas.

Preocupa o fato de que tal iniciativa não foi discutida com a população. A maior interessada é a empresa que irá lucrar. As parcerias firmadas pelo GDF terminaram em ações de improbidade administrativas e prisão de secretários e governadores.

Crônica anterior
Isolamento e a Volta à Normalidade
próxima crônica
Saúde Pública ou Privada
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1