theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Insegurança nas Passarelas

Créditos foto: mobilize.org.br

Duas mortes, na travessia de pistas do eixo rodoviário, ocorridas no início da noite, uma por volta das 20:30h e outra às 19:30h, foram motivo de extensa matéria num noticiário televisivo local. A primeira aconteceu em meados de outubro e a segunda em 03 de novembro deste ano. As pessoas, transtornadas, exigiam do governo do DF medidas que tornem as passagens seguras.

O termo comum a quase todos os depoimentos era do descaso e da insegurança nas passagens subterrâneas. A falta de manutenção, ausência de iluminação, de limpeza, de reparo aos bueiros que cortam as passagens de um lado a outro, também foram reclamados.

Parece que todos tinham razão. Cada um, a seu modo enfatizava detalhes, que seriam as causas que levaram as vítimas a enfrentar o risco de cruzar vias de alta velocidade no início da noite quando a visibilidade é reduzida.

Olhando de perto percebe-se que os pisos e o revestimento das paredes estão sujos, peças do revestimento foram arrancadas e as galerias de águas pluviais danificadas. Tudo está pichado. Mas o que chama a atenção é a falta de iluminação. Pontos escuros, sob os viadutos aumentam a insegurança. Há pontos cegos onde poderia estar o agressor.

Creio que a recuperação dos pisos e revestimentos das paredes em cores claras, instalação de iluminação forte e protegida, instalação de câmeras de modo a evitar pontos cegos, uma central de monitoramento de todas as passagens e a presença de duas viaturas, uma no eixão Sul e outra no Norte aumentariam a sensação de segurança dos pedestres.

Crônica anterior
Pouco Incentivo às Atividades Culturais
próxima crônica
Teatro Nacional de Brasília Continua Fechado
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1