theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Infância Roubada

Comentei com a gerente do restaurante que o número de crianças a pedir comida, de mesa em mesa parecia ter aumentado. Ela concordou e aduziu que na verdade aumentara muito, que de início acionava o Conselho Tutelar e como notou que eles não se apresentavam. Deixou de chamá-lo.

Há algum tempo o governo vinha fazendo um esforço para ampliar o atendimento infantil a partir dos 3 anos de idade em creches. O Ensino Fundamental foi antecipado dos 7 para os seis anos e sua duração aumentada para 9 anos. Além da ampliação do período, em algumas escolas públicas ofereciam tempo integral.

A colocação das crianças em creches a partir do primeiro ano de vida, em maternais a partir dos 3 anos e no Ensino Fundamental a partir dos 6 garante a eles boa formação de conteúdos acadêmicos, mas principalmente um crescimento saudável desde que ali recebam alimentação adequada às suas necessidades.

É possível que a demanda por vagas nas escolas públicas tenham aumentado vez que muitas das famílias estão enfrentando o desemprego levando a classe média a retirar os filhos das escolas privadas para reduzir despesas e mantê-los estudando.

Jornais desta semana falavam que 5 milhões de pessoas podem ter sido deslocadas para abaixo da linha de pobreza. Há que se encontrar formas de mitigar os efeitos do empobrecimento dos menos favorecidos sob pena de comprometer as novas gerações.

Crônica anterior
Trânsito nas Superquadras
próxima crônica
Cristandade e Habitações Subnormais
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1