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Atendimento no SUS Durante a Pandemia

Um jornal televisivo local entrevistou, há duas semanas, duas parturientes que aguardavam atendimento em uma obstetrícia do hospital de Santa Maria DF. Elas relataram que haviam chegado pela manhã, bem cedo, e que até aquela hora não haviam conseguido internação. Esse fato retrata o atendimento dado às gestantes.

Em uma situação correlata a 2ª Vara da Fazenda Pública do DF condenou o Distrito Federal a indenizar uma paciente que precisou recorrer ao atendimento de uma clínica privada pois estava em trabalho de parto.

A paciente buscara ajuda no Posto de Saúde do Riacho Fundo I. Ela foi orientada a dirigir-se ao Hospital Materno Infantil de Brasília-HMIB, onde chegou às 8h30 tendo aguardado até as 14h30 quando ocorreu a internação. Apesar de internada até as 23 horas ela não foi atendida apesar da bolsa ter se rompido às 19h30. Ela recorreu a uma clínica particular.

Enquanto esperava atendimento no HMIB a parturiente buscou, segundo o relato apresentado à justiça, socorro no HUB, mas seu atendimento foi negado também naquele hospital, não restando outro caminho.
Neste domingo, o Ministro da Saúde declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Tal declaração decorreria do alto índice de vacinação da população e da redução do número contaminados por COVID-19. O SUS objetiva dar atendimento à toda a população. Seria justo que este atendimento fosse retomado de imediato.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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