theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Lazer e Atividades Culturais no DF em 2023

Neste final de ano, Brasília não recebeu decoração de Natal. As propostas apresentadas em atendimento ao edital foram desconsideradas em razão de um parecer do MPDF a propósito das contratações de 2021. A Secretaria de Planejamento prevê a iluminação da Esplanada dos Ministérios para as festividades do Ano Novo.

Este episódio nos faz lembrar de toda a situação das atividades culturais no Distrito Federal. O volume de recursos destinados ao Fundo de Apoio à Cultura foi significativamente inferior àqueles de anos anteriores. Estima-se que as atividades de cultura ocupavam algo em torno 4,5 % da população ativa no Distrito Federal.

O impacto da redução dos recursos para a área cultural no Distrito Federal, a exemplo do que aconteceu em todo o país em decorrência dos cortes promovidos pelo Governo Federal para aquelas atividades fez com que, pessoas nelas envolvidas, não trabalhassem.

Há uma expectativa de que tais atividades em 2023 sejam estimuladas e, até mesmo, ampliadas. A indicação, pelo Presidente eleito, de uma cantora e ativista cultural para o Ministério provoca o entendimento de que as pautas serão aquelas elaboradas pelo setor.

A importância dos meios digitais na difusão e divulgação de produções com conteúdo que reflete a cultura e vivência de outros povos, impõe o dever de estimular e prover os meios para que autores nacionais possam fazer frente àquelas obras oferecendo filmes, documentários, peças teatrais etc. que tratem dos nossos valores e modo de vida.

Crônica anterior
Vicente Pires Visão Econômica e Ambiental
próxima crônica
Pessoas com Deficiência e Uso das Cidades
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1