theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Chuvas no Mês de Junho em Brasília

Nesta segunda-feira, 13 de junho, eu estava na Asa Norte, no carro, quando ouvi no rádio, sintonizado na Nacional FM a notícia de que ocorrera chuvas em alguns lugares das cercanias. Apesar de nublado, nada dava conta de que choveria naquele dia. Era sensível a umidade do ar mais alta que a média de junho.

Pouco antes das 18h fui à cobertura do prédio para ver o pôr-do-sol. Para minha surpresa estava chuviscando. Nada torrencial. O suficiente para molhar quem se expusesse aos pingos insistentes e para deixar todo o piso molhado, com pequenas poças.

Busquei informações na internet sobre outras ocorrências, mas apesar do comentário do locutor da Radio Nacional não encontrei registros, nem mesmo quando citei explicitamente a rádio acima. O Centro de Previsão do Tempo e de Estudos Climáticos – IMPE, prevê apenas 5% de chances de chuvas durante os próximos dias.

Segundo publicação do jornal Correio Braziliense, em 15 de junho de 2021, a maior chuva no mês de junho em Brasília foi registrada em 1998, “quando caíram 43,8 mm em plena época de seca”, informou. A chuva teria provocado a queda das temperaturas para 14º C.

A surpresa da chuva branda desta tarde não deve alterar o clima de inverno em Brasília. A umidade se manterá baixa, especialmente em agosto e primeira semana de setembro. A primeira chuva ocorre tradicionalmente na terceira semana de setembro. Antigos moradores a associavam à floração dos cajueiros e outros, à floração das mangueiras.

Crônica anterior
Duplicação da DF – 001 nas Nascentes do Ribeirão Taboquinha
próxima crônica
Censo Demográfico e Infraestrutura Urbana
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

11 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1