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Valparaizo e Cidade Ocidental poderiam ter acesso ao metrô

Valparaizo e Cidade Ocidental poderiam ter acesso ao metrô

Daqui a dois anos teremos prontas as estações do metrô na Asa Sul, Guará e Taguatinga. Estão em construção, na Asa Sul, as estações próximas às quadras 102, 104, 106, 110 e 112. O Guará terá uma outra estação ao sul da existente na Feira e em Taguatinga serão terminadas as estações Estrada Parque e Onoyama.

A melhor distribuição das estações promoverá a opção pelo uso do metrô em substituição ao automóvel. Ainda há uma recorrente reclamação de que os trens andam superlotados, mas o Governo já sinalizou com a compra de novos carros o que permitirá transportar um maior numerode pessoas.

Observa-se uma predisposição da população e do mercado imobiliário em favor do metrô. Ocorrem, neste momento, inúmeros lançamentos de prédios em Samambaia tendo como elemento de atração dos clientes a proximidade dos prédios com as estações do metrô. É bom que se diga que o apelo tem sido bem recebido e as vendas tem relativo sucesso. Conclui-se que a população prefere o transporte coletivo ao automóvel quando este transporte é de qualidade.

Também daqui a dois anos deverá estar em operação o Trecho 2 do Sistema de Metrô Leve sobre Trilhos em Brasília. O Trecho 2 ligará o Terminal da Asa Sul, localizado no Setor Policial Sul e o Brasília Shopping. O Sistema de Metrô Leve sobre Trilhos compreende três trechos. O Trecho 3, que ligará o Brasília Shopping ao Terminal da Asa Norte, terá as obras vinte meses após o inicio das obras do Trecho 2, quando aquele estará concluído. O último trecho, o de numero 1, que interligará o Terminal da Asa Sul ao Aeroporto, será iniciado quarenta meses a partir do inicio da obras do Trecho 2, W3 Sul, e logo após a conclusão do trecho 3.

A presença de um transporte de qualidade na W3 Norte e Sul provavelmente revitalizará aquela avenida. Os veículos projetados têm bom aspecto e facilitarão os deslocamentos naquela via. Entretanto, a conclusão das novas estações do Metro e a implantação do Sistema de Metro Leve sobre Trilhos não serão suficientes para reduzir o afluxo de veículos para o Plano Piloto de Brasília.

Muitas comunidades não terão ainda acesso a transporte de massa de qualidade e continuarão a usar o transporte individual. O comprometimento do governo com os projetos em andamento provavelmente não permitirá iniciar outros projetos de envergadura que permitam atender as demais comunidades do DF e Entorno.

Quando foram elaborados os primeiros projetos de metrô para Brasília, lá pelos idos dos anos 70, apreciou-se a possibilidade de integrá-lo com a linha férrea que sai da Estação Rodoferroviária e segue em direção a Valparaizo. Hoje, com mais razão, esta alternativa deve ser avaliada, pois ela passa pela Cidade do Automóvel, Setor de Transporte Rodoviário de Cargas, SAI, Setor de Combustíveis e Inflamáveis, Setor Lucio Costa, Jóquei Clube, Guará I e II, Parque Way, Núcleo Bandeirante, Catetinho, Santa Maria (5 km), Porto Seco, Valparaizo, Cidade Ocidental e Luziânia.

[quote style=”3″]“Transportar gente é melhor que transportar carga pois, não há necessidade de carga e descarga”, disse alguem.[/quote]

A ferrovia já existe. É de uma empresa que por certo teria interesse em adaptá-la para o transporte de massa. Há possibilidade de integrá-la com o metrô. Para tanto, bastaria construir uma estação no cruzamento das linhas ferrovia e do metrô ali no Guará. Não haveria endividamento do governo, mas sim da empresa proprietária da linha. Essa alternativa poderá reduzir sensivelmente o número de veículos particulares que trafegam no centro de Brasília.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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