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Uma Avenida Interbairros

imagem: Correio Braziliense.

O Governo do Distrito Federal anunciou no dia 17 deste mês a intenção de estabelecer parcerias público privadas para viabilizar diversas obras e conceder a gestão de bens, equipamentos e serviços públicos de modo a ampliar investimentos e reduzir custos.

A Via Interbairros, seria uma estrada que ligaria Samambaia ao Setor Policial Sul passando por Taguatinga Sul, Águas Claras, MSPW, Guará, SOF Sul chegando a
Estrada do Setor Policial Militar no final da Asa Sul. Ela correria paralela à linha do Metrô, entre a Estrada Parque Taguatinga e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante.

Nos estudos, divulgados à época do Governo de Arruda, a Via teria seis faixas de rolamento, três em cada sentido, sendo uma de cada lado para uso exclusivo de ônibus. Ao longo da via, usando a faixa de domínio da Linha de Alta Tensão, seriam construídos edifícios destinados a diversas atividades não especificadas. As redes de alta tensão seriam cabeadas e instaladas em galerias subterrâneas.

A implantação de edifícios ao longo da Via Interbairros implicará em estudos de impacto ambiental no eixo da Via, nos Parques e áreas urbanas que cruzará. O Elevado número de edificações previstas pode anular a expectativa de desafogamento da EPTG e da EPNB vez que as populações que irão residir ou trabalhar nos novos prédios iriam gerar tráfego intenso para as dimensões previstas para a Via.

Como é prevista ocupação adensada haverá que ser previstas áreas especificas para instalação de serviços públicos como educação, saúde, segurança etc. A partir do divisor de águas de Taguatinga, os esgotos das ocupações ao longo da Interbairros seriam drenados para a Bacia do Lago Paranoá.

Provavelmente as atuais estações de tratamento não estão dimensionadas para uma nova sobrecarga, assim como os sistemas de abastecimento de água potável tampouco estão dimensionados para atender uma população que pode chegar a centenas de milhares.

Os estudos urbanos, ambientais, de impacto de trânsito, de demandas por serviços e infraestrutura para uma obra deste porte demandariam alguns anos. Os ganhos em relação ao deslocamento das pessoas entre as aglomerações por ela cruzados podem ser reduzidos. A solução para o deslocamento de grande número de pessoas é o transporte de massas, feitos por metrô nas grandes cidades. As soluções rodoviárias são inseguras e ineficientes. A proposta da Via Interbairros demanda maiores estudos.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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