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Serviços Terceirizados e Efetividade

Os países mais ricos têm em comum o fato de que os serviços públicos são em geral prestados pelo Estado. Mesmo nos Estados Unidos da América do Norte a Educação Básica, representada pelo Ensino Fundamental e Médio são prestados pelo governo.

Um bom exemplo do compromisso com a qualidade e a segurança na prestação de serviços públicos são os metrôs, oferecidos pelo poder público na grande maioria das metrópoles mundo afora, inclusive aqui no Brasil.

Mas aqui, o metrô transporta pouca gente. O transporte público é operado por empresas privadas, que utilizam ônibus com serviço de qualidade duvidosa. Além da falta de horário, do número insuficiente de veículos, as empresas têm sido acusadas do uso dos serviços para fins não relacionados com o transporte público.

Empresas não só do Distrito Federal teriam paralisado o transporte das pessoas a pretextos de falta de segurança, de falta de pagamento, de greve de funcionários, enfim de inúmeros motivos declinados, mas na verdade o motivo principal seria forçar o poder público a atender determinadas demandas de interesse das empresas.

Há algum tempo a Novacap privatizou os serviços de manutenção das áreas verdes da cidade. Desde então temos visto o corte indiscriminado de árvores, podas radicais ou desnecessárias. Essa prática foi correlacionada, segundo publicado na imprensa local, com a venda de madeira picada por parte da(s) empresa(s) encarregada(s) da poda.

Há algumas semanas temos viso o acúmulo de galhos quebrados das árvores, arbustos arrancados do solo e lançados nos gramados. As folhas, que eram regularmente recolhidas, permanecem nos gramados amontoadas. Sacos plásticos contendo material orgânico recolhidos nos gramados estão largados por toda a cidade.

Aqui ou ali vemos uma roçadeira mecânica, algumas roçadeiras manuais operando, mas nada que faça o trabalho completo de poda da grama que já cresceu bastante.

Assim como ocorreu com o transporte público têm-se a impressão de que o serviço terceirizado de manutenção das áreas verdes está paralisado com o propósito de atingir fins não explicitados.

Tanto no caso dos transportes públicos como no caso da manutenção da cidade a população é prejudicada. O governo poderia passar a prestar estes serviços diretamente como ocorre nos países desenvolvidos e garantir sua efetiva prestação à população.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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