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SCN, SBN e Circulação de Pedestres

Diferentemente dos Setores Comercial e Bancário Sul onde há uma evidente preocupação com a circulação dos pedestres, não encontramos qualquer vestígio de tal cuidado nos Setores Comercial e Bancário Norte.

O SCS tem uma galeria que liga a Avenida W3 ao Eixo Rodoviário Sul, que percorre aquele setor como uma linha central, direção Leste-Oeste passando pelo centro dos blocos, vazando-os em pé-direito duplo e largura de aproximadamente 20 metros.

Ao final da galeria a Oeste há uma ligação sob o Eixo Rodoviário que dá acesso ao Setor Bancário Sul. Esta passagem ganhou a denominação de Galeria dos Estados por originalmente as lojas oferecerem artigos de vários estados. Ao longo dos blocos há calçadas, fazendo, na direção Norte-Sul, a ligação das vias S2 e S3.

O piso para veículos e pedestres do Setor Bancário Sul foi construído em uma mesma cota em que pese a topografia do terreno ser acidentada e muito abaixo da plataforma construída. O mesmo não ocorre nos setores congêneres no lado Norte. Não há calçadas que liguem livremente Leste a Oeste ou Norte ao Sul e vice-versa.

Foram construídas galerias de pedestre com o fito de ligar o SCN ao SBN sem contudo fazer a passagem sob o Eixo Rodoviário. Estas galerias foram ocupadas pelas Secretarias de Fazenda e Trabalho respectivamente. A implantação destes setores SCN e SBN se deu a partir dos anos 90, quando Brasília deixou de ter planejamento.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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