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Patrimônio Ameaçado

O Senhor Antônio, motorista de táxi, que chegou em Brasília em 1970, contou como o casal de portugueses, que ele conduziu em um tour pela cidade, ficou maravilhado. Seu relato denotava paixão pela arquitetura, pelo urbanismo, pela cidade. Ainda assim, ou até mesmo por isso, o Senhor Antônio, fez questão de comentar sobre o abandono da Rodoviária do Plano Piloto.

“A Rodoviária do Plano Piloto foi transformada em uma feira desordenada, com variados tipos de comércio”, diz. Ele explica que originalmente, havia ali restaurantes, lanchonetes, uma delegacia e serviços do governo. “Sua função original foi sobreposta de interesses em prejuízo dos passageiros”. Conclui. “É pena porque a Rodoviária é um dos poucos projetos de Lucio Costa em Brasília”, ressalta.

Anteriormente eu havia comentado de como a calçada e os jardins situados ao longo do prédio da Codeplan foram destruídos para dar lugar a uma cobertura improvisada que serve de abrigo para os veículos de uso dos diretores daquela empresa pública.

Esta semana verifiquei que o palácio do Buriti e do Planalto, no Plano Piloto, estão cercados por grades de meia altura que interferem nos prédios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico. As cercas interrompem a circulação de pessoas e prejudicam a paisagem.

Os gramados em frente ao Palácio do Buriti foram implantados a partir da cota das calçadas e rampas formando um plano continuo permitindo que o prédio do palácio se mostre no alto do terreno com suas paredes de vidro sombreadas pela larga varanda. Além da cerca, plantaram em volta do Buriti arbustos de baixa altura atrás das cercas.

Em maio de 1989 um ônibus invadiu o Palácio do Planalto. O motorista estaria bêbado. Oscar Niemeyer projetou um espelho d’agua que permite o acesso das pessoas mas impede que veículos entrem no palácio. A visual do edifício foi preservada e o objetivo da segurança mantido. A atual colocação da cerca de aço a sua volta agride a paisagem, impede a circulação das pessoas.

Há um certo relaxamento na preservação de Brasília tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Assim como os palácios têm suas cercanias conspurcadas todos os tipos de agressões ao Plano Piloto são tolerados. Tem-se a impressão que a conquista do reconhecimento pela Unesco não é tido como valor pelos administradores da cidade.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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