theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Palmeira Imperial e a Rede de Energia

Os eixos auxiliares Leste e Oeste receberam as palmeiras imperiais ainda nos anos 80, acredito que por volta do ano de 1986. Há quem entenda que foram plantadas com muito espaçamento ou até que elas não seriam a melhor espécie para ali estar. Passados 30 anos elas cresceram, algumas se perderam outras foram repostas.

Uma delas, localizada ao lado da passagem que liga a SCLN 208 à SCLN 108 não pode crescer. Suas folhas, palmas, são cortadas com frequência pois implantaram uma rede de energia elétrica exatamente em cima daquela palmeira. Inicialmente fiquei em dúvida se a palmeira teria sido plantada após a construção da rede de energia elétrica, mas constatei pela data de plantio que a rede de energia veio depois, pois a construção da SQN 208 é posterior a 1986.

Também não seria aceitável que mesmo sabendo que ali havia uma palmeira imperial plantada e que ela alcança 30 metro de altura um profissional definiria o eixo da rede exatamente sobre a planta. Naquele local há muito espaço para a construção do sistema de transmissão de energia. Cinco metros para o lado não traria qualquer prejuízo para a obra. Há, inclusive, outra rede ao lado daquela que sufoca a palmeira.

Outro aspecto da questão é que o Plano Diretor de Energia Elétrica não prevê a construção de redes aéreas no Plano Piloto de Brasília. Em diversas oportunidades o Instituto Histórico e Geográfico manifestou-se contra sua implantação. Aquele Instituto também se manifestou contra a poda de árvores por parte da CEB sem a prévia consulta e autorização do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM.

Além daquelas que cruzam o Eixo Rodoviário Norte, há várias redes implantadas no Plano Piloto de Brasília. Há uma na altura da Setor de Autarquias Norte. Tudo indica que ela tenha sido implantada recentemente para atender a construção da sede do Banco do Brasil naquele local. Inicialmente implantaram uma na Esplanada junto a Catedral, depois fizeram outras no Parque da cidade. Há algumas que passam pelas Super Quadras. Em todas elas há poda indiscriminada das árvores, deformando-as e pondo em risco sua segurança.

Creio que a melhor solução será retirar todas as redes aéreas do Plano Piloto. Enquanto isso não acontece, é o caso de afastar a rede que cruza o eixo na altura da SCLN 208 e que sufoca aquela palmeira. Suas folhas são cortadas impedindo que ela se desenvolva, o que por certo a levará a morte. Salvemos a palmeira da SCLN 208.

Crônica anterior
Chuvas, Flores e Alimentos
próxima crônica
Chuvas e Acidentes
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1