theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Observadores de Aves do Planalto

Crédito Fotos: Leninha Caldas

No sábado, 19 de dezembro, os Observadores de Aves do Planalto receberam uma singela homenagem no Parque Olhos D’Água situado na Quadra 413 Norte. O evento começou cedo. Os observadores, inicialmente, às 7 horas da manhã, fizeram uma passarinhada e foram observar e fotografar no Parque, um de seus locais preferidos pela diversidade das aves e pela facilidade de acesso.

Mãe-da-Lua Foto de: Leninha Caldas

Mãe-da-Lua
Foto de: Leninha Caldas

Naquela manhã foram brindados com uma Mãe-da-Lua, ou urutau, que, segundo eles seria uma fêmea e que estaria chocando. A Mãe-da-Lua tem hábitos noturnos, caça insetos. Mede entre 33 a 38 centímetros de comprimento e pesa entre 25 e 202 gramas.

Ela se confunde com o tronco da árvore e passa desapercebida. A ave possui duas fendas na pálpebra superior, o que permite que mesmo imóvel e de olhos fechados, observe os arredores.

A homenagem iniciou às 9 horas com um café da manhã e a abertura de uma exposição com 12 painéis com desenhos de pássaros elaborados pela design Jana Ferreira, a partir de fotos indicadas pelo curador da mostra e do evento, o Arquiteto Tancredo Maia Filho, integrante do grupo de Observadores de Pássaros do Planalto. Ele é autor dos livros “Aves: Parque Olhos D’Água” e “Nasce um Beija-Flor”, este último em coautoria com Madalena Rodrigues e Ribamar Fonseca.

passarinhar_tancredo

Maria Maia, Tancredo Maia Filho e Jana Ferreira
Foto de: Leninha Caldas

Tancredo selecionou, a pedido da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores do Distrito Federal – Cooservcred, pássaros para ilustrarem o calendário e outros materiais de brinde da cooperativa para 2016. Os pássaros selecionados ocorrem no Distrito Federal, onde alguns são permanentemente encontrados aqui e outros migratórios.

Inúmeros observadores estiveram no evento, entre eles Rogério Castro, servidor do IBRAM que distribuiu material sobre frutos comestíveis, animais e aves do Cerrado.

Os observadores desenvolvem um importante trabalho de identificar e classificar as aves, em especial os pássaros que aqui ocorrem. Eles já conseguem identificar, especialmente entre os migratórios, o período em que aqui estão e as árvores onde eles param, nidificam e se reproduzem todos os anos.

Valdi, Bertrando Campos e Jana Ferreira. Foto: Leninha Caldas

Valdi, Bertrando Campos e Jana Ferreira.
Foto: Leninha Caldas

As gravuras de Jana Ferreira foram muito disputadas. Como havia mais interessados que desenhos estes foram sorteadas entre os presentes. A Cooservcred presenteou a cada um com uma sacola contendo vários utensílios de escritório ilustrados com pássaros.

Crônica anterior
Ensino Fundamental e Escola Pública
próxima crônica
Poças em Vias e Aedes Aegypti
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

10 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1