theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Gasolina de Muitos Preços

Durante a última semana de outubro e nestes dias de início de novembro os preços dos combustíveis no Distrito Federal variaram para cima e para baixo como uma gangorra preguiçosa. Os preços, divulgados em cartazes enormes, antes dos postos, mudam de um dia para o outro. Dependendo do consumo é possível esperar abaixar para abastecer.

Em 2009, a partir de uma denúncia de um parlamentar, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica iniciou uma investigação sobre possível prática de cartelização e manipulação dos preços, que estaria muito acima do razoável.

Às investigações do CADE se somaram às do Ministério Público do DF e Territórios – MPDFT e da Policia Federal que redundaram em prisões e finalmente em intervenção em uma das redes de postos no ano passado. Tal rede deveria vender certo número de postos e pagar vultuosas multas, de quase R$ 150 milhões.

Tais medidas teriam resultado de acordo entre o CADE, MPDFT e os donos da tal rede. A multa deste vulto, aceita pelos donos da rede, dão a entender que de fato haveria provas incontestes de manipulação dos preços e outros fatos desabonadores. O acordo foi fechado no primeiro semestre de 2017 deixava crer que não haveria mais problemas.

Pois bem, nestes últimos 15 dias os preços parecem ter enlouquecido. Quando a Petrobrás altera os preços, ou o governo revê os impostos, espera-se repercussão nas bombas. Mas, quando os preços variam sem motivo, tem-se a impressão de que o cartel está operando plenamente, nos mesmos moldes que operava antes da intervenção.

Crônica anterior
Vila Eixão Norte SCN/SBN
próxima crônica
Enxurradas e Alagamentos
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1