theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Dilma é estandarte do pacotão

No ultimo sábado de janeiro, o CONIC recebeu o PACOTÃO e simpatizantes para a escolha da marcha do carnaval deste ano. No encontro, na Praça Vermelha do Conic, abrigados sob o coreto, Charles Preto e os organizadores do evento receberam todos com as honras da Banda Podre do bloco carnavalesco. Bares das proximidades, com inúmeras mesas, acomodaram os participantes que entraram na folia ao som do Galinha da Madrugada, Bloco dos Raparigueiros e outros. O júri do concurso de marchinhas, escolhido por Charles Preto, era composto de jornalistas, escritores, músicos e personalidades.

O evento foi concorrido. Várias pessoas lá estiveram para prestigiá-lo, entre elas o Secretario da Cultura, Silvestre Gorgulho, que louvou a tradição do PACOTÃO, o deputado Rollemberg, que fez questão de cumprimentar a todos os integrantes do júri, a presidente da CUT, Rejane Pitanga que se fez presente até o final do evento. Presenças significativas, também, foram a do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.

O concurso foi acirrado. Muitos chegaram de última hora e ainda assim puderam democraticamente participar. Dois fatos foram dignos de nota. Lá pelas tantas apareceram alguns fiscais com jaleco do GDF. Vieram acompanhados por um policial e solicitaram algo aos organizadores. Não deu para saber o que queriam. Neste ínterim, o locutor, dizendo-se falar em nome de Charles Preto, anunciou categoricamente que as inscrições estavam encerradas. Parece que os presumidos fiscais se deram por satisfeitos e se retiraram. Logo depois, “Cicinho Filisteu” que inscreveu várias músicas, uma delas se proclamando o “Brad Pitt do Conic”, voltou ao microfone para cantar novamente. Charles Preto não resistiu e desabou do alto de seus três metros de altura. Tem gente que jura que foi por causa do calor.

Os temas, como de costume, foram bastante influenciados pelo momento. Bush foi o mais lembrado. Ele pessoalmente ou pelos sapatos. A crise, o PAC, a reforma ortográfica e até o Brad Pitt foram objeto da irreverência dos autores. Mas foi Dilma a escolhida dos jurados e do público presente. Venceu a marcha Perereca de Bigode de Joca Pavaroti que aqui vai em primeira mão:

“PERERECA DE BIGODE”

“Estão maquiando a Dilma / Pra enganar o povão. / O Lula gritou Eureca! / Quem engoliu sapo / come Perereca! / Eu acho que vai dar bode / Dilma não tem barba / mas pode ter bigode! / Eureca! / Eureca! / Quem engoliu sapo / Engole Perereca!”

O Galinho Prestigiou

O Galinho da Madrugada, com estandarte, boneco gigante e banda apareceu para prestigiar. Foi recebido com entusiasmo e motivo de discursos de apoio e solidariedade. A banda fez uma apresentação. Logo apareceram sombrinhas coloridas e foliões adeptos do frevo mostraram suas habilidades. A banda do PACOTÃO se juntou a banda do Galinho e um pequeno desfile se fez em volta do coreto cantando a força do bloco e sua importância para o carnaval de Brasília. Todos esperam que o impasse seja superado para que o Galinho da Madrugada possa desfilar e manter as tradições.

Crônica anterior
Pardal: o xodó do Flor da Mata
próxima crônica
O adeus a Cezenildo, o amigo da Metropolitana
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1