theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Desconcentração do Governo

Novamente os defensores da proposta de construção de um “centro administrativo” do GDF retornam com essa idéia. Agora alegam que o governo pagaria aluguel por 20 anos e depois teria um patrimônio seu. Acham que dessa forma o governo não despenderia os recursos para a construção e o povo do DF sairia ganhando.

Defendem também que a construção de um novo centro administrativo em Ceilândia, e não mais em Taguatinga, iria desconcentrar as atividades descongestionando o centro, Brasília, e desta forma contribuindo para melhorar o funcionamento da estrutura urbana do Distrito Federal.

Em relação ao primeiro argumento, cabe dizer que os cálculos de aluguéis estimados para estes projetos de construção para arrendamento ao governo estão balizados nos preços de aluguéis praticados pelo mercado. Os aluguéis praticados pelo mercado, por sua vez, estão pautados na remuneração dos valores investidos nos imóveis alugados. Os valores dos imóveis alugados são resultado dos preços dos lotes, dos projetos, do custo financeiro e da construção.

A proposta de arrendamento prevê que o GDF forneça o terreno, obtenha o financiamento, dê o aval ao BNDES no financiamento. A incorporadora entra apenas com a idéia e se candidata a receber os arrendamentos como se ela tivesse investido diretamente na construção dos imóveis. Um verdadeiro “Negócio da China”.

A desconcentração das atividades não será dada com um novo centro administrativo em Ceilândia. Será apenas a transferência de sede do Plano Piloto onde ela já existe para uma nova localização de mais difícil acesso para as demais populações. Imagine o morador do Paranoá, de São Sebastião, de Planaltina tentando chegar ao centro administrativo. O correto seria oferecer às populações de cada cidade do DF todos os serviços de que elas necessitam descentralizando a ação de governo. Desconcentrar é levar o atendimento para junto das populações e não promover uma nova concentração.

Crônica anterior
Lixo e Energia
próxima crônica
Aeroporto versus Rodoviária
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1