theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Deficiência e Inclusão Social

O 1º Salão de Negócios de Acessibilidade, Recuperação e Inclusão Social promoveu uma “Gincana de Idéias”. A Gincana teve o propósito de levar a sociedade a refletir sobre as questões relativas às pessoas com deficiência e sobre a sua inclusão social.

Durante o processo de julgamento dos trabalhos inscritos constatou-se que a sua maioria dos proponentes era constituída de professores (as) da rede oficial de ensino e que os demais trabalhos eram, quase todos, de alunos (as) do ensino especial.

Esse fato contrasta com o entendimento comum de que os professores da rede oficial seriam menos interessados no rendimento dos alunos que os professores de escolas particulares. Tal entendimento é reforçado pelo rendimento obtido pelos alunos de rede oficial nos exames do Enem, ensino médio, e da Prova Brasil, ensino fundamental, em que aqueles alunos obtêm notas inferiores às obtidas pelos alunos das escolas particulares.

Alguns dos professores participantes da Gincana informaram que fazem, periodicamente, cursos de aperfeiçoamento e participam em outras atividades com o intuito de aprimorar-se profissionalmente. São profissionais focados na carreira, que se realimentam dos resultados positivos de seu trabalho. Constatado que há professores interessados o que explicaria o baixo rendimento? O que fazer para superar esta deficiência?

Um dos parâmetros de classificação do IDH é a educação do povo. Para elevá-lo há que melhorar o nível de aprendizado e universalizar a escolarização. O primeiro passo é garantir a presença nas escolas de todas as crianças em idade escolar. Não se trata de jogar nos ombros da família a responsabilidade pela educação de seus filhos.

Cabe ao governo garantir que seu povo tenha formação elevada. A escola pública deve contar com os mesmos recursos da escola privada: aperfeiçoamento e reciclagem de modo a que os professores tenham a mesma qualificação de seus colegas do ensino particular. Aí sim, poderemos cobrar o mesmo desempenho de todo o sistema de ensino.

Crônica anterior
Visite o Salão da acessibilidade
próxima crônica
Cidadania e Regularização Fundiária
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1