theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Ciclovias Serpenteiam Entre as Árvores

Em 22 de fevereiro de 2011 o Ministério Público enviou documento ao Governo do Distrito Federal contendo recomendações a propósito do Sistema Cicloviário do Distrito Federal onde a principal delas era a implantação de ciclovias nas diversas cidades.

Há obras de implantação de ciclovias entre a 409 e o final da Asa Sul. As obras na Asa Norte vão da Esplanada dos Ministérios até as quadras 406 e 206. É de se supor que as obras se estenderão do inicio ao final das Asas Sul e Norte passando pelas quadras 200 e 400 e cruzando a Esplanada dos Ministérios. Os serviços, que formam iniciados em trechos isolados, de uma hora para outra foram interrompidos.

O traçado da ciclovia dá a entender que não houve projeto executivo. Percebe-se que há diretrizes que norteiam sua implantação. Tudo indica que nenhuma árvore ou arbusto foi removido. A ciclovia serpenteia entre as árvores e arbustos desviando-se de cada uma.

Onde é possível a ciclovia é implantada em paralelo ás calçadas, onde não há espaço a ciclovia ocupa o lugar das calçadas antes existentes, levando a entender que naqueles trechos o uso será compartilhado pelas bicicletas e pelos pedestres.

Nos trechos implantados a ciclovia se apresenta com um piso apenas sarrafeado no sentido transversal ao seu eixo. Com isso o piso apresenta-se sem acabamento, áspero e corrugado. Imagino que para os carrinhos de bebê e para as cadeiras de rodas aquele acabamento irá provocar forte trepidação causando muito desconforto.

O processo construtivo, utilizando máquinas pesadas, próprias para obras de rodovias e por consequência inadequadas para o meio urbano, causou transtorno de toda ordem. Cabos de dados foram arrancados, redes de esgoto foram rompidas, calçadas adjacentes foram quebradas. As ciclovias por certo levarão muitas pessoas a utilizá-las em substituição aos automóveis, mas alguns cuidados deveriam ser tomados. Máquinas de menor porte e a preservação dos benefícios existentes reduziriam os impactos negativos das obras permitindo computar apenas seus benefícios.

Crônica anterior
Velhas Práticas na Saúde
próxima crônica
Morbidade e Economia
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1