theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Bônus Demográfico é o Futuro

A taxa de crescimento da população brasileira está decrescendo. O IBGE estima que em 2040 a população começará a decrescer em termos absolutos. Hoje a população em condições de trabalhar e produzir é maior que o número de crianças, adolescente, idosos e outros que não podem trabalhar. Mas à medida que a população for envelhecendo e se reduzir à parcela da população jovem, o percentual de pessoas em idade produtiva irá se reduzir paulatinamente.

As estatísticas nos mostram que a população residente no campo vem reduzindo proporcionalmente e hoje temos 15,65 % da população na zona rural e 84,35% vivendo nas cidades. Isto significa que as migrações do campo para a cidade vão perder força até estabilizar. Com a redução das migrações e do crescimento populacional, a demanda por habitação, escolas, demais equipamentos e serviços urbanos irá diminuir.

Temos, com base nos estudos demográficos, três décadas para equipar as cidades com infraestrutura, saneamento, equipamentos urbanos, sistemas de transportes e outras melhorias indispensáveis à vida digna.

A situação atual do país, com crescimento da economia e integração das populações ao processo produtivo, somada à perspectiva aberta pelo pré-sal permitem vislumbrar a possibilidade de implementar uma estrutura produtiva que atenda às necessidades da população mesmo quando vier a reduzir a parcela envolvida no processo produtivo.

O Distrito Federal, vítima de décadas de desmandos e descontrole administrativo, deve repensar o futuro a partir de planejamento com base em estudos e projeções de médio e longo prazo. Diariamente são anunciadas medidas pontuais na saúde, na educação, transportes, ocupação do solo etc.

É tempo de retomar a discussão das questões importantes para a cidade, de modo a prepará-la para este futuro não tão distante. Assim o fazendo poderemos chegar aos anos de crescimento zero com uma cidade equipada, funcional e agradável de se viver.

Crônica anterior
Trabalho e Renda para Pessoas com Deficiência
próxima crônica
Raios são pouco freqüentes em Brasília
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1