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Bicicleta Nova Tendência

A considerar os nucleamentos urbanos do Distrito Federal como uma única estrutura, como uma cidade, então podemos dizer que Brasília com seus 600 quilômetros de ciclovia é a cidade que tem a maior malha de vias exclusivas para o ciclismo.

A distância entre os núcleos, a falta de conexão entre as ciclovias, a indefinição de suas finalidades e a interrupção, tem dificultado seu uso para fins diários, para deslocamento de curta, média, ou longa distância, para ir à escola, ao trabalho e mesmo para o lazer.

A tendência mundial é usar cada vez mais a bicicleta nos grandes centro urbanos. Elas teriam a virtude de poluir menos, pela não emissão de partículas e por serem silenciosas. Ocupariam menos espaços para o transporte de uma pessoa e permitiriam chegar ao destino em menor tempo do que aquele gasto quando transportado por automóvel.

Muitas cidades implantaram ciclovias no Brasil. Em todas elas é válido o diagnóstico feito em relação à malha cicloviária do Distrito Federal. Cada vez mais percebe-se uma real intenção de uso da bicicleta como transporte. Exemplo disso, é a oferta de bicicletas para locação. Mais que um negócio, trata-se de um serviço tido como meritório associado à saúde e à mobilidade.

A Prefeitura de São Paulo resolveu aderir firmemente esta causa. Está implantando, na rede viária existente, faixas exclusivas para uso de bicicletas. Contudo, os condutores de veículos automotores se sentem subtraídos de parte das vias e argumentam que as faixas irão aumentar os engarrafamentos.

Não anteveem que cada usuário que opta pela bicicleta retira um veículo automotor das ruas e que ao fazê-lo contribui para reduzir os engarrafamentos e a poluição. Circularam, nas redes, vídeos com xingamentos e ameaças aos ciclistas em São Paulo. Apesar de toda a polêmica a Prefeitura está determinada a levar adiante seu propósito de dotar toda a cidade de ciclovias.

O DF tem topografia propícia e uma grande malha para ser a cidade ideal ao uso de bicicletas. Mesmo as viagens entre as Cidades Satélites e o Centro podem ser efetuadas em menos tempo que com o automóvel. Algumas facilidades teriam que ser adotadas tais como: chuveiros nos locais de trabalho, paraciclos nos locais geradores ou receptores de viagens, serviços de bicicletas compartilhadas nas estações de metrô e pontos de interesses nas cidades, mas principalmente articular e intensificar as ciclovias.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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