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Árvores Vítimas das Passarelas

Às margens do Eixão, de Norte a Sul, tanto do lado Leste quanto do Oeste, então em andamento obras nas entradas dos trechos das passarelas que passam por baixo do Eixão. As paredes dos túneis e as encostas do aterro estão sendo cortadas verticalmente até o alinhamento da pista. Os pedestres passam protegidos por um novo túnel, de compensado de madeira, mais estreito e mais baixo e também mais escuro.

O formato dos cortes feitos no concreto e no aterro lateral lembra o desenho ilustrativo do projeto vencedor do concurso promovido pelo IAB-DF, para o Governo do Distrito Federal. O concurso foi ganho por uma equipe de São Paulo. Não encontrei no Eixão Sul ou no Eixão Norte uma única placa de obras que indicasse que serviços são aqueles.

A Lei 3.542/2005 torna obrigatória a colocação de placa de obras com as seguintes informações: I – objeto do contrato; II – prazos de inicio e conclusão; III – preço total; IV – dotação orçamentária; V – numero de nota de empenho; VI – razão social. Também deveria constar o nome do autor do projeto e do responsável.

Junto aos cortes acima citados vemos os tocos de tronco de inúmeras árvores cortadas. Contei oito de um lado do Eixão numa única passarela. São 16 passarelas no Eixão Norte e Sul. Isso permite antever que irão cortar centenas de árvores. O projeto feito em São Paulo parece não ter levado em conta um levantamento da vegetação existente.

O GDF está implantando ciclovias nas quadras 400, nas 200 e recentemente nas 300. O projeto das passarelas do Eixão prevê a implantação de ciclovias dos dois lados do Eixão. O Plano Piloto terá a melhor malha de ciclovias do DF e talvez do Brasil.

As ciclovias são um ganho espetacular para a cidade. Muitos utilizarão a bicicleta em detrimento do carro, reduzindo a poluição e os acidentes, mas a implantação dessas vias não pode se dar em prejuízo da vegetação. Convém lembrar que uma árvore plantada agora levará de 15 a 30 anos para atingir a fase adulta. Nas quadras a ciclovia evitou as árvores. No Eixão a ciclovia deve desviar ou envolver as árvores e não derrubá-las.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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