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A Obrigação de Inovar e a Segurança

Brasília foi erguida no planalto central, centro geográfico do país, com a obrigação de inovar, servir de exemplo. Os últimos anos não produziram exemplos que pudessem ser comemorados ou seguidos por outrem.

Há questões que são consenso entre os especialistas, de abrangência nacional, que mereceriam a contribuição de Brasília, pelo exemplo, pelo modelo adotado. Uma destas questões e que demandaria mais atitude que recursos financeiros é o transporte de pessoas detidas ou o transporte de presos.

Os presos são, em todo o território nacional, transportados em camburões, cubículos localizados nas traseiras de veículos, onde não há bancos, cinto de segurança ou qualquer outra forma de prevenir danos às pessoas ali postas.

Alem das condições acima elas são ali postas com as mãos atadas, às costas, por algemas de metal o que as impedem de se segurar ou se apoiar em caso de movimentos bruscos,inclinação dos veículos ou mesmo se proteger em caso de abalroamento ou capotamento.

Em 1993 foi editada a Lei a Lei 8.653 que dispõe: “É proibido o transporte de presos em compartimento de proporções reduzidas, com ventilação deficiente ou ausência de luminosidade”. O Código de Transito obriga o uso do cinto de segurança por os ocupantes do veículo.

Após ver pela televisão cenas com pessoas sendo colocadas nos cubículos das viaturas da Policia Federal, o então Ministro da Justiça Tarso Genro determinou ao Diretor à época, Delegado Paulo Lacerda, que providenciasse novos carros de modo a evitar que os presos fossem submetidos a sofrimentos desnecessários.

O Distrito Federal tem a oportunidade e os meios de promover esta inovação no país. O custo dos novos veículos será equivalente àquele hoje pago pelos modelos atuais e os ganhos em humanidade e respeito humano serão incomensuráveis.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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