theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

A Intolerância e o Não Ter

O ato recente de incendiar dois mendigos na Cidade Satélite de Santa Maria (DF), que resultou na morte de um deles, nos remete a agressão ao índio Galdino, que deu péssima notoriedade a Brasília. Neste final de semana dois outros moradores de rua foram mortos a tiros no Areal, bairro da Cidade Satélite de Águas Claras (DF).

Conforme levantamento do governo, realizado em 2010, haveria 2.365 moradores de rua no Distrito Federal. Não se trata de um número muito grande de pessoas, mas trata-se de questão de difícil tratamento pelos órgãos encarregados.

A presença desse segmento populacional nas proximidades das residências e de outros estabelecimentos causa preocupação e insegurança. Eles não têm renda, o que leva a população a entender que irão suprir suas necessidades com roubos, furtos e mendicância. Eles acumulam utensílios do lixo, o que afeta o meio ambiente.

Muitos os identificam com migrantes que viriam para se beneficiar da riqueza da cidade e de programas governamentais, tais como a doação de lotes. Tal avaliação é reforçada pelas inúmeras barracas de lona preta que aparecem nas proximidades do Natal, ocupadas por famílias que vêm na esperança de receberem donativos.

Há algum tempo os moradores de rua eram formados, na sua maioria por dependentes do álcool e de alienados. Hoje, além daqueles, vivem nas ruas, os dependentes de outras drogas, especialmente do crack.

O governo anunciou a construção de albergues, ações policiais para encontrar foragidos da justiça e programas de reabilitação. Fora as ações policiais, as demais medidas parecem de médio prazo.

Outras cidades tampouco têm tido sucesso ao tratar com moradores de rua. Medidas como o auxilio aluguel, internação para desintoxicação e tentativas de realocação e encaminhamento ao trabalho dão algum resultado durante algum tempo. Políticas permanentes e voltadas para a situação de cada um teriam maior sucesso.

Crônica anterior
Responsabilidade Fiscal e Boa Fé
próxima crônica
Educação na Teoria. A Prática é Outra
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1