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A EPTG a Linha Verde e Águas Claras

O metrô foi projetado para atender a maior concentração populacional situada a Sudoeste do Distrito Federal. Assim Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Guará teriam no transporte de massa a solução para o deslocamento de suas populações para Brasília, onde se concentra a maioria das atividades do Distrito Federal.

As linhas foram implantadas, mas o número de trens postos a operar foi insuficiente. A capacidade daquele sistema é tão pequena que os moradores de Águas Claras ou do Guará não conseguem embarcar nos carros, que estão sempre superlotados.

Ao invés de investir na ampliação do sistema de transporte de massa, como acontece em todas as grandes cidades dos países desenvolvidos, o Governo do Distrito Federal optou por ampliar a capacidade operacional de uma linha de transporte coletivo por ônibus que corre paralela ao metrô, que foi denominada “Linha Verde”.

Essa linha sofre de sérios problemas de concepção. Sua sinalização é sofrível, quando não inexistente, o traçado é cheio de equívocos. A faixa exclusiva de ônibus foi posta na faixa à esquerda da via o que implica em construir ônibus especiais, o que não foi possível até o momento.

Como as estações de embarque ficam no canteiro central de uma via expressa, o embarque só é acessível pelas passarelas que são evitadas pelas pessoas. Pode-se prever, pelo histórico de situações semelhantes, que ocorrerão inúmeros atropelamentos nas cercanias dos pontos de embarque.

Dada a incapacidade em atender as populações lindeiras pelo metrô e a péssima qualidade do transporte por ônibus, resta às pessoas viajarem de automóveis em vias congestionadas. A população sai de Águas Claras em automóveis têm apenas duas vias, as duas desembocam na Linha Verde e ambas com insuperáveis conflitos com o fluxo que vem de Taguatinga e Vicente Pires. Difícil chegar ao trabalho com bom humor depois de enfrentar tal situação conflituosa.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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